Lc. 17: 11 – 19
11 De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galiléia. 12 Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, 13 que ficaram de longe e lhe gritaram*, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! 14 Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes**. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. 15 Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, 16 e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. 17 Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? 18 Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? 19 E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.
A explicação para aqueles homens terem gritado de longe e Jesus lhes encaminhar para os sacerdotes está na lei ( Lv. 13: 45 e 46 e Lv. 14: 1 – 32 ). Mas, tem algo muito tremendo aqui neste texto. Jesus, com a autoridade que Lhe havia sido dada pelo Pai, apenas ordenou que os leprosos se apresentassem aos sacerdotes. Fazendo isto, além de cumprir a prescrição da lei com respeito à purificação dos leprosos, Jesus não somente os curou, Ele também libertou aqueles homens das leis cerimoniais. Ou seja, eles teriam que passar por todo um ritual dado pelo próprio Deus antes de serem considerados puros. Aqui está uma grande riqueza que temos em Jesus! Percebemos assim, que Jesus cumpria o que havia dito: Mt. 5:17 “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir”. Ele cumpria a Lei e não era legalista, nem religioso. Entendemos então que há certos tipos de leis que não precisamos mais observar por causa do sacrifício de Jesus na cruz do Calvário, mas há outras que precisam ser observadas ainda nos dias de hoje. Aqueles homens poderiam também ter sido salvos da independência de Deus, o pecado do homem. Mas, por causa da ingratidão, apenas o samaritano recebeu salvação. Compreendemos então, que a salvação nos é dada gratuitamente por Deus através de Jesus e está acessível a qualquer pessoa que, crendo ser Jesus o Filho de Deus, Lhe receba como Senhor. Mas, podemos perceber pela postura de nove leprosos que, apesar de estar disponível a todos, nem todos vão alcançá-la. O que então fará diferença entre uma pessoa e outra com relação à salvação? Fica claro para nós através deste texto que a atitude faz toda a diferença. E no caso do samaritano, a atitude foi demonstrada em sete gestos:
a) Ele reconheceu a cura; vs. 15
b) Ele voltou; vs. 15
c) Ele reconheceu publicamente quem o havia curado; vs. 15
d) Ele glorificou ao nome de Deus; vs. 15
e) Ele adorou se prostrando em terra; vs. 16
f) Ele não teve medo da opinião pública; vs. 16
g) Ele demonstrou gratidão pela bênção que havia recebido. Vs. 16
A relação entre um judeu e um samaritano pode ser comparada à relação entre Isaac e Ismael. Estes dez leprosos poderiam ter considerado que Jesus os estava desprezando, porque Ele não lhes tocou e nem sequer se aproximou deles. Mas, especialmente o samaritano, um estrangeiro, alguém que não falava com os judeus, foi quem recebeu a cura e veio falar com o judeu Jesus. E sua atitude foi a de crer, humilhar-se, prostrar-se e adorar. Por isso Jesus pode lhe dizer: “Levanta-te e vai; a tua fé te salvou”.
Mais tarde veremos o apóstolo Paulo falar da necessidade da nossa atitude quando escreve aos Romanos:
Rm. 10: 5 – 13 “5 Ora, Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça decorrente da lei viverá por ela. 6 Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu?, isto é, para trazer do alto a Cristo; 7 ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos. 8 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. 9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. 11 Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. 12 Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”
Nós não podemos medir o efeito que a gratidão tem diante de Deus!
Alguém, desejando colocar em palavras o significado disso, criou uma parábola mais ou menos assim:
“diz-se que Jesus estava ao lado do Pai intercedendo a favor dos Seus. Então Ele vinha ao Pai e dizia: – Pai, estou ouvindo a oração de um homem desempregado. Ele está pedindo desesperadamente por um emprego. Seu filhinho acaba de nascer e ele está com dificuldades para suprir sua casa. O Pai Lhe respondeu: – atenda à oração dele e providencie para que ele tenha um emprego. Jesus continuou: – também estou ouvindo a oração de uma mulher que pede, com lágrimas, para que o seu filho seja liberto das drogas. O Pai, atenciosamente Lhe reponde: – ordene a um dos meus servos que procure aquele jovem e liberte-o. Jesus volta a falar com o Pai e Lhe diz: Pai, estou ouvindo agora alguém que está passando por uma grande tribulação, mas este está decidido a Te adorar e ele está fazendo isso com tamanha alegria que estou a ponto de ir até ele. O Pai então lhe respondeu: Filho, vá até ele e lhe dê tudo o que estiver precisando.”
A gratidão move o coração de Deus de uma maneira como não imaginamos.
Hoje é dia de oferecermos ação de graças. É dia de demonstrarmos gratidão de todo o coração. Porque alguém estava sem esperança, mas Deus lhe trouxe esperança. Alguém estava condenado a depender de máquinas para sobreviver pelo resto de tempo que lhe restasse, mas já não tem essa necessidade. Alguém estava fadado a depender da família para levá-lo daqui para ali, porém se move com as próprias pernas. Alguém vivia em suspense temendo jamais ver sua causa atendida, porém foi abençoado Juiz de toda a terra. Porque alguém estava à beira da morte, porém está vivo.
Ofereçamos pois a Deus a nossa mais sincera gratidão. Quem sabe se Ele mesmo não vem ao nosso encontro bem aqui onde estamos e não nos enche com a Sua presença e com o Seu amor.
Ele, e somente Ele, é digno de honra, glória, poder e majestade!
*Lv. 13: 45 e 46
45 As vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e os seus cabelos serão desgrenhados; cobrirá o bigode e clamará: Imundo! Imundo! 46 Será imundo durante os dias em que a praga estiver nele; é imundo, habitará só; a sua habitação será fora do arraial.
**Lv. 14: 1 – 32
1 Disse o SENHOR a Moisés: 2 Esta será a lei do leproso no dia da sua purificação: será levado ao sacerdote; 3 este sairá fora do arraial e o examinará. Se a praga da lepra do leproso está curada, 4 então, o sacerdote ordenará que se tomem, para aquele que se houver de purificar, duas aves vivas e limpas, e pau de cedro, e estofo carmesim, e hissopo. 5 Mandará também o sacerdote que se imole uma ave num vaso de barro, sobre águas correntes. 6 Tomará a ave viva, e o pau de cedro, e o estofo carmesim, e o hissopo e os molhará no sangue da ave que foi imolada sobre as águas correntes. 7 E, sobre aquele que há de purificar-se da lepra, aspergirá sete vezes; então, o declarará limpo e soltará a ave viva para o campo aberto. 8 Aquele que tem de se purificar lavará as vestes, rapará todo o seu pêlo, banhar-se-á com água e será limpo; depois, entrará no arraial, porém ficará fora da sua tenda por sete dias. 9 Ao sétimo dia, rapará todo o seu cabelo, a cabeça, a barba e as sobrancelhas; rapará todo pêlo, lavará as suas vestes, banhará o corpo com água e será limpo. 10 No oitavo dia, tomará dois cordeiros sem defeito, uma cordeira sem defeito, de um ano, e três dízimas de um efa de flor de farinha, para oferta de manjares, amassada com azeite, e separadamente um sextário de azeite; 11 e o sacerdote que faz a purificação apresentará o homem que houver de purificar-se e essas coisas diante do SENHOR, à porta da tenda da congregação; 12 tomará um dos cordeiros e o oferecerá por oferta pela culpa e o sextário de azeite; e os moverá por oferta movida perante o SENHOR. 13 Então, imolará o cordeiro no lugar em que se imola a oferta pelo pecado e o holocausto, no lugar santo; porque quer a oferta pela culpa como a oferta pelo pecado são para o sacerdote; são coisas santíssimas. 14 O sacerdote tomará do sangue da oferta pela culpa e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito. 15 Também tomará do sextário de azeite e o derramará na palma da própria mão esquerda. 16 Molhará o dedo direito no azeite que está na mão esquerda e daquele azeite aspergirá, com o dedo, sete vezes perante o SENHOR; 17 do restante do azeite que está na mão, o sacerdote porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito, em cima do sangue da oferta pela culpa; 18 o restante do azeite que está na mão do sacerdote, pô-lo-á sobre a cabeça daquele que tem de purificar-se; assim, o sacerdote fará expiação por ele perante o SENHOR. 19 Então, o sacerdote fará a oferta pelo pecado e fará expiação por aquele que tem de purificar-se da sua imundícia. Depois, imolará o holocausto 20 e o oferecerá com a oferta de manjares sobre o altar; assim, o sacerdote fará expiação pelo homem, e este será limpo. 21 Se for pobre, e as suas posses não lhe permitirem trazer tanto, tomará um cordeiro para oferta pela culpa como oferta movida, para fazer expiação por ele, e a dízima de um efa de flor de farinha, amassada com azeite, para oferta de manjares, e um sextário de azeite, 22 duas rolas ou dois pombinhos, segundo as suas posses, dos quais um será para oferta pelo pecado, e o outro, para holocausto. 23 Ao oitavo dia da sua purificação, os trará ao sacerdote, à porta da tenda da congregação, perante o SENHOR. 24 O sacerdote tomará o cordeiro da oferta pela culpa e o sextário de azeite e os moverá por oferta movida perante o SENHOR. 25 Então, o sacerdote imolará o cordeiro da oferta pela culpa, e tomará do sangue da oferta pela culpa, e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e sobre o polegar da sua mão direita, e sobre o polegar do seu pé direito. 26 Derramará do azeite na palma da própria mão esquerda; 27 e, com o dedo direito, aspergirá do azeite que está na sua mão esquerda, sete vezes perante o SENHOR; 28 porá do azeite que está na sua mão na ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se, e no polegar da sua mão direita, e no polegar do seu pé direito, por cima do sangue da oferta pela culpa; 29 o restante do azeite que está na mão do sacerdote porá sobre a cabeça do que tem de purificar-se, para fazer expiação por ele perante o SENHOR. 30 Oferecerá uma das rolas ou um dos pombinhos, segundo as suas posses; 31 será um para oferta pelo pecado, e o outro, para holocausto, além da oferta de manjares; e, assim, o sacerdote fará expiação por aquele que tem de purificar-se perante o SENHOR. 32 Esta é a lei daquele em quem está a praga da lepra, cujas posses não lhe permitem o devido para a sua purificação.