trans.for.mar
v. 1. Tr. dir. Mudar a forma de; metamorfosear; transfigurar. 2. Tr. dir. Converter, mudar. 3. Pron. Converter-se. 4. Tr. dir. Dar nova forma a. 5. Pron. Tomar outra forma. 6. Pron. Disfarçar-se, dissimular-se. 7. Tr. dir. Alterar, variar.
trans.for.ma.ção
s. f. 1. Ato ou efeito de transformar(-se). 2. Metamorfose. 3. Modificação.
Pessoas transformadas são pessoas que passaram por um processo de completa mudança em suas vidas e que não viram mais a possibilidade de voltarem a ser o que foram antes. Toda transformação é radical e leva o indivíduo a ser totalmente diferente do que já fora antes. Em alguns casos essa transformação é imediata, em outros casos ela é processual. Mas, em todos os casos ela é radical. É improvável que uma pessoa transformada passe por nós sem nos afetar de alguma forma, sem nos chamar a atenção de alguma forma. Seu estilo de vida, seu desejo de compartilhar a maneira como vê o mundo ao seu redor, sua vontade que outros também cheguem à uma compreensão mais clara do propósito para o qual existimos e nos movemos, são a força motora que a leva a “tocar” tudo e todos à sua volta. Jesus é o nosso maior exemplo de transformação. Porém, precisamos olhar para Ele de uma maneira diferente. Ele era perfeitamente Deus e transformou-se em um homem, era perfeitamente santo e transformou-se em pecado, era todo “glória” e transformou-se em humilhação. Mas disse: “quando for levantado da terra, a todos atrairei a mim”. ( Jo. 12: 32 ) Jesus é o nosso modelo em tudo! Todas as transformações passam por Ele, porque sem Ele não há transformação. Ao longo do texto bíblico vamos encontrar muitos homens transformados, porém todos eles vieram de um estado desgraçado para a graça de Deus. Todos estiveram separados de Deus e vieram para uma vida de relacionamento com Deus. Todos estiveram muito embaixo, em abismos de trevas e subiram para a presença de Deus. Todos foram transportados “do poder das trevas para o reino do Seu Filho amado.” ( Cl. 1: 13 ) Apenas Jesus desceu de toda a Sua glória para habitar entre os homens. Apenas Ele foi transformado em vergonha para nos transformar em dupla honra, apenas Ele foi transformado em injustiça para que fôssemos feitos justiça de Deus, apenas Ele foi transformado em inimigo para que fôssemos feitos amigos de Deus. Apenas Ele trouxe cinzas sobre a Sua cabeça para que sobre a nossa fosse posto óleo de alegria. A Ele a glória para todo o sempre! Não há outro como Ele.
Há níveis diferentes de transformação e veículos diferentes que Deus usa para nos transformar. Quero citar apenas alguns deles:
O primeiro veículo é a Palavra
Paulo escrevendo aos Romanos nos instrui dizendo que a Palavra de Deus nos transforma enquanto renova a nossa mente. Ou seja, enquanto somos cheios com a Palavra de Deus, somos transformados em nossa maneira de pensar e agir. Olhamos para a Palavra e ela nos mostra a maneira como devemos nos comportar, em que direção andar. Como uma bússola, somos levados a caminhar na direção correta e a experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus enquanto Lhe oferecemos um culto inteligente. Quando buscamos receber revelação na Palavra enquanto a lemos, o que lemos passa então a ser uma realidade dentro de nós e não pode mais ser retirado. É como se agora fizesse parte de nós. Não podemos mais viver fora daquela realidade. É o conhecimento se transformando em vida. Era isso que o apóstolo dizia em Romanos 12: 2: experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. ( Rm. 12: 1 e 2 )
O salmista ao escrever o Salmo primeiro diz que aquele que tem prazer na Palavra do Senhor e medita nela de dia e de noite é como árvore plantada junto a ribeiros de águas. Dá o seu fruto na estação própria, as folhas não caem e tudo quanto fizer prosperará.
Uma pessoa realmente transformada produz e manifesta frutos bons e no tempo certo ( frutos saborosos para quem os busca – amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio ). Conserva sempre uma boa visibilidade, mantém boa aparência perante o Senhor, perante os homens e ainda perante os demônios – lembre-se de Jó – ( suas folhas não caem – as folhas falam daquilo que é visível, aparente. Mesmo fisicamente pode-se perceber o reflexo da transformação interior ); e prospera em tudo o que faz ( não tem necessidade de nada, é suprida de tudo, abençoa tudo o que toca ).
O segundo veículo é a contemplação
Muitos de nós perdemos muito da comunhão com o Pai porque entramos em nossos momentos de oração apenas como alguém que está de passagem pelo mundo espiritual, lançamos ali nossas necessidades e saímos apressados sem contemplar a gloriosa e transformadora presença de Deus. Mas, a Palavra nos garante que a contemplação de Sua glória nos transforma.
“E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.” ( 2Co. 3: 18 )
Também Davi declarou no Salmo 27: 4: “uma coisa pedi ao Senhor e a buscarei: que possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor e aprender no seu templo.
Há um segredo espiritual somente revelado àqueles que dedicam tempo em contemplar ao Senhor. Porque será, perguntamos muitas vezes, que aquele irmão ou irmã recebe tanta revelação na Palavra de Deus? Como será que esse irmão ou irmã descobre coisas tão tremendas em um texto tão simples da Palavra? No que ele ou ela é melhor do que eu? Procure conhecer melhor este ou esta irmã e você vai descobrir que ele ou ela passa um tempo de qualidade na presença transformadora do Senhor apenas contemplando a Sua formosura. O Salmo vinte e quatro revela no seu versículo quinze que a “intimidade do Senhor é para os que O buscam. A este Ele revela os Seus segredos.”
O terceiro veículo é a glorificação. Esta já será uma etapa futura, quando então estaremos com Ele para sempre. Este é o tempo que todos aguardamos, quando então a noiva ataviada se encontrará com seu Noivo Amado para as bodas. Então estaremos para sempre com Ele.
“Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” ( 1Co. 15: 51 e 52 )
“Mas a nossa pátria está nos céus, de onde esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo de humilhação, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas coisas.” ( Fp. 3: 20 e 21 )
Mas, para o que precisamos ser transformados? Porque precisamos ser transformados? Já não temos andado na presença do Senhor? Já não somos Seus adoradores? Então para que uma transformação?
Parece que a consciência do propósito eterno de Deus para nós ainda não está suficientemente impregnada em nossas vidas. Parece que temos nos tornado ainda mais egoístas à medida que conhecemos ao Senhor. Chegamos ao tempo que, segundo as palavras de Jesus, o amor tem esfriado, a apostasia tem-se aproximado e a iniqüidade tem proliferado abundantemente.
Quantos de nós ainda carregamos, dentro do coração, o calor dos primeiros dias da conversão? Quantos de nós ainda carregamos o desejo de levar a vida do Reino de Deus àqueles com quem nos relacionamos? Quantos de nós ainda buscamos momentos para estarmos a sós com o nosso Pai? Quantos de nós ainda procuramos as vigílias de oração para gastarmos mais tempo nos enchendo do poder de Deus para a pregação do Evangelho? Quantos de nós temos uma experiência recente de transformação seja na região em que moramos, seja na vida de pessoas com quem nos relacionamos? Para onde foi o desejo de cuidar das crianças? Para onde foi o desejo de pregar a Palavra em países africanos, asiáticos, europeus, americanos? Para onde foi o desejo de ensinar a Palavra? Para onde foi o desejo de pregar nos presídios? Para onde foi o desejo de evangelizar as prostitutas? Para onde foi o desejo de libertar os drogados? Para onde foi o desejo de manifestar o amor de Deus àqueles que não se sentem amados?
Temos nos tornado em pessoas necessitadas de transformação, quando deveríamos estar levando transformação a todas estas pessoas. Talvez tenhamos perdido nossa autoridade e unção tentando resolver nossos próprios problemas e nos esquecemos de que enquanto fazíamos aquelas coisas Deus cuidava destas. Talvez tenhamos deixado a obra da cruz de Cristo para nos apegarmos à “cruz da obra”. Talvez estejamos nos envergonhando do Evangelho porque já não há poder em nós. Talvez não possamos dizer com a mesma autoridade o que disse o apóstolo Paulo aos Coríntios: “Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento; porque para Deus somos um aroma de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para uns, na verdade, cheiro de morte para morte; mas para outros, cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo? Porque nós não somos falsificadores da palavra de Deus, como tantos outros; mas é com sinceridade, é da parte de Deus e na presença do próprio Deus que, em Cristo, falamos.” ( 2Co. 2: 14 – 16 )
Mas a Palavra diz que “a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus.” E nós vamos nos manifestar agora em nome de Jesus!
Manifeste-se filho de Deus! Lute com o anjo Jacó! Saia da prisão José! Saia da caverna Elias! Deixe as suas vaidades, Salomão! Jeremias pare de se lamentar! Ezequiel veja o Espírito de Deus em ação! Daniel deixe de viver o exílio, saia da cova dos leões, assuma o seu lugar de governo! Oséias deixe Cristo se revelar através de você! Joel profetize a restituição! Amós profetize o juízo de Deus com as águas e a justiça como o ribeiro impetuoso! Obadias deixe de chorar os que já partiram. O Senhor vem e julgará o seu inimigo! Jonas pare de amar somente os que te amam e vá levar o amor e a misericórdia de Deus àqueles a quem Ele tem te mandado! Miquéias pare de carregar culpa. O Senhor é aquele que lança os nossos pecados nas profundezas do mar! Habacuque o Senhor é a tua força. Ele fará os teus pés como os da corça e lhe fará andar sobre os lugares altos! Ageu a glória da segunda casa será maior que a primeira e sobre ti o Senhor dará paz! Vem para fora Lázaro! Pedro não volte para trás, Jesus está na praia. Ele te convida a pastorear o Seu rebanho! Paulo não endureça o teu coração. É o Senhor mesmo que fala contigo no meio do deserto! Estêvão olhe para cima e contemple o Senhor Jesus assentado à direita de Deus! Ministérios enterrados venham! Ressuscitem, levantem-se e retomem o chamado inicial! Sejam luz nas trevas! Brilhem! Cumpram cabalmente o seu chamado!